Powered By Blogger

sábado, 18 de dezembro de 2021

BASTIÃO, O HOMEM SEM CORAÇÃO (histórias infantis)

 


Uma camponesa tinha um galinheiro com muitas galinhas de boa raça, algumas cabras e carneiros, um boi e duas lindas vaquinhas. Bem tratadas, elas davam muito leite o que provocava a inveja do seu vizinho, um homem de maus bofes. Um dia, ao se levantar pela manhã, a camponesa não viu as vaquinhas no pasto. Ficou desesperada. Saiu procurando por todos os lugares e não as encontrou. Já estava sem esperança de achar os animais quando topou com o moleque Quincas que lhe disse:

- As vacas estão com o Bastião, o homem sem coração.

E como ele sabia disso? Perguntou a camponesa com os olhos brilhando de alegria. É que na última invasão de Quincas ao pomar do Bastião para apanhar as goiabas maduras ele viu, escondidas no fundo do curral, as duas vacas.

A mulher foi falar com Bastião. Pediu a devolução das duas vacas e o homem, grosseiramente, lhe disse que para devolver as vacas ela teria de untar a sua mão com o que ela escondia no armário da cozinha. A pobre mulher, analfabeta, não sabia o significado de untar, então ela foi ao tribunal do Reino de Flores para perguntar ao juiz que lhe disse:

- Untar é passar substância gordurosa em algo ou alguém.

A camponesa voltou para sua casa e mandou avisar ao Bastião que ela iria, no dia seguinte, buscar as duas vacas. Assim fez. Chegou trazendo um caldeirão bem tampado. O homem foi logo perguntando, de olho no caldeirão:

- Vai untar a minha mão com aquilo que você guarda no armário da cozinha?

Ela não respondeu. Aproximou-se. O homem estendeu a mão. Ela tirou a tampa do caldeirão, meteu a mão e sacou um punhado de banha passando na mão do espertalhão dizendo:

- Pronto, já untei a sua mão! Agora quero as minhas vacas.

- Nada disso! Quando eu disse untar eu quis dizer pagar com aquilo que você guarda no armário da cozinha. – disse nervoso o Bastião.

- Acontece que pagar é com dinheiro, e dinheiro eu guardo no colchão e não no armário da cozinha. Eu cumpri a minha parte direitinho: untei a sua mão conforme o seu pedido, agora você cumpra a sua devolvendo as minhas vacas ou eu levo o caso ao conhecimento do senhor juiz.

Vendo a besteira que fizera Bastião, que temia a severidade do juiz devolveu as duas vaquinhas e aprendeu que aquele que se julga muito esperto é sempre o mais tolo.

Maria Hilda de J. Alão

10/01/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caixa Mágica (cordel)

CONTANDO CARNEIRINHOS (infantil)

  Eu acho tão engraçado A vovó contar carneirinhos Na hora de dormir. Na minha cabeça de criança Brotou a grande pergunta: E os ca...

Sorvete, Sorvetão (parlendas)