Powered By Blogger

terça-feira, 15 de março de 2022

MAIS VALE UM BOM EXEMPLO (cordel infantil)

 



Viveu, num tempo passado,
Um homem muito abastado
Casado e com uma filha,
Dono de fazendas de milho

E muito severo com a menina.
Dizia sempre para a criança:
- Guarde em sua lembrança:
Seja séria e honesta na vida

Para que não fique perdida
Nem pelo desgosto envolvida.
Mas esse pai tão dedicado
E pela criança adorado,

Na verdade não agia
Conforme o que era pregado
E remorso ele não sentia.
Foi em um dia de leilão
Que caiu e rolou pelo chão

A máscara de homem correto
Ao buscar ele vantagem
Cometeu uma picaretagem
Prejudicando outro fazendeiro,

Não tão rico quanto ele,
Fazendo-o perder dinheiro.
Tudo isso aconteceu
Na frente da filha que entendeu

Ser o pai um homem desonesto,
E o que ensinava não praticava.
Durante a viagem de volta
Disse o pai à decepcionada filha

- Seja honesta e não engane
Jamais o seu semelhante.
- Ora, meu pai, como eu poderei
Ser honesta e que futuro terei

Se o exemplo que hoje me deu
Apagou do cérebro meu
As palavras que sempre ouvi?
Preferia que nada dissesse

E que bons exemplos me desse
Para construir meu futuro.
O pai reconheceu o seu impuro
Modo de ensinar à filha

E o remorso era uma gargantilha
A lhe apertar o pescoço
E uma voz, em som estiloso,
Cantava dizendo ao seu ouvido:

“Mais vale plantar um bom exemplo
Do que semear trilhões de palavras
Ecoando em vazio templo,
Levadas pelo vento e pelo tempo.”

30/09/11

(Maria Hilda de J. Alão)
(Histórias que contava para o meu neto)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caixa Mágica (cordel)

CONTANDO CARNEIRINHOS (infantil)

  Eu acho tão engraçado A vovó contar carneirinhos Na hora de dormir. Na minha cabeça de criança Brotou a grande pergunta: E os ca...

Sorvete, Sorvetão (parlendas)