Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

FESTA NO INTERIOR (Folclore)

 



Eu vou contar pra você,
Ó menina,
Uma bela historinha,
Ó menina,
Ocorrida no interior de Minas,
Ó menina!
Era lá o mês de agosto
Quando, por seu gosto,
A Mula-sem-cabeça
E seu amigo Saci Pererê,
Encontraram-se pra ir a uma festa
No interior da floresta.

Era o Dia Nacional do Folclore:
E que ninguém implore,
Foi logo avisando o Caipora,
Pra se vestir diferente,
Porque aqui, felizmente,
É festa do folclore brasileiro.

Eu vou contar pra você,
Ó menina!
Cobra Norato falou bem alto:
Que ninguém se vista de bruxa,
Nem de Velho do Saco europeu,
Aqui é Brasil, ora puxa...!
Vamos receber, vindo de Minas,
Lá na Região Sudeste,
O nosso amigo Chibamba,
Que, por ser fantasma,
Nem roupa ele veste.

Eu vou contar pra você,
Ó menina,
Festa como essa nunca eu vi,
Beleza de canto e dança só aqui.
A Cabra-Cabriola, filha do Nordeste,
Dançando com o Papa Figo,
Chama pra beber, o Barba Ruiva,
O sumo extraído da uva,
E a Mãe D’Água pede um pente
Para os cabelos pentear.

O Zumbi provoca a Cuca
Pra cantar um desafio,
Enquanto o Boi-Tatá se diverte
Num gostoso arrasta pé.
Eu vou contar pra você,
Ó menina,

Vi o lobisomem uivando pra lua,
A Mulher da Meia Noite chegando,
E, finalmente, pra completar,
Chegou o Negrinho do Pastoreio,
O ilustre convidado da festa
Que aconteceu na floresta.
Foi a mais bela, ninguém contesta!

Eu vou contar pra você,
Ó menina,
Podemos definir o folclore
como um conjunto de mitos e lendas,
passado de geração para geração,
Nascidos da imaginação das pessoas.
Muitas destas histórias
deram origem às festas populares,
que ocorrem pelos quatro cantos do país.

20/06/08
(Maria Hilda de J. Alão)

(aprendendo nomes de personagens do folclore brasileiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Caixa Mágica (cordel)

CONTANDO CARNEIRINHOS (infantil)

  Eu acho tão engraçado A vovó contar carneirinhos Na hora de dormir. Na minha cabeça de criança Brotou a grande pergunta: E os ca...

Sorvete, Sorvetão (parlendas)